sábado, 4 de janeiro de 2014

Vou concluir a facul, e agora o que faço? "MBA, Mestrado ou especialização!?"

Fala turma, bom sábado e um Feliz Ano Novo a todos nós, começo esse post com uma pergunta importante - Em que momento da sua carreira você está? Para entender o que fazer após a conclusão da graduação é importante considerar essa reflexão. Antes de escolher entre cursos lato sensu - especialização e MBA (Master in Business Administration) e stricto sensu – mestrado profissional ou acadêmico, você deve checar se o perfil do curso está adequado com seu momento de carreira e suas expectativas profissionais. 


Veja abaixo a diferença entre as possibilidades de cursos pós-graduação.

ESPECIALIZAÇÃO
São cursos voltados para o aperfeiçoamento e a atualização do profissional, procurados por quem busca se aprofundar em uma área para melhorar a formação. Ao final do curso é exigido um trabalho de conclusão

Duração: Mínimo de 360 horas

Órgão regulador: Sesu (Secretaria de Educação Superior)

Para quem pretende mudar de atividade e se adequar profissionalmente, aespecialização dará suporte para a mudança no percurso profissional.
Por exemplo "Uma pessoa que se formou em jornalismo pode querer trabalhar com finanças, assim como um engenheiro pode resolver trabalhar com recursos humanos".

MBA
É voltado para a prática profissional, procurado por profissionais que já estão no mercado de trabalho. Geralmente exige experiência de pelo menos três anos e não dá ao estudante um título de mestre, como em outros países

Duração: Entre 18 e 24 meses

Órgão regulador: Sesu (Secretaria de Educação Superior). A Anamba (Associação Nacional de MBA) também faz avaliações para contribuir com a excelência dos cursos.
As abordagens no MBA são sobre práticas usadas no mundo corporativo, geralmente assuntos que interessam executivos e profissionais com cargos de coordenação ou direção. Os MBAs e especializações são muito práticos, por isso geralmente exigem experiência de mercado na seleção. 



MESTRADO ACADÊMICO
O curso é voltado para o ensino e a pesquisa, procurado por quem deseja ser pesquisador ou lecionar. Ao final do curso é exigida uma dissertação com apresentação em banca para alcançar titulação de mestre

Duração: de 12 a 24 meses

Órgão regulador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).Os cursos stricto sensu, como o mestrado profissional ou acadêmico, são indicados para quem procura se aplicar a pesquisa, e pretende desenvolver conhecimento. 


MESTRADO PROFISSIONAL
O curso também voltado para o ensino e a pesquisa, porém com um viés menos teórico. O mestrando desenvolve um projeto com foco no mercado de trabalho. Ao final do curso é exigida uma dissertação com apresentação em banca para alcançar titulação de mestre. Geralmente o projeto é um estudo de caso ou um produto com aplicação real

Duração: Entre 12 e 24 meses

Órgão regulador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Um ponto que deve ser considerado é que no caso de executivos, por exemplo, uma empresa nem sempre busca títulos, mas sim bagagem profissional, boas experiências, projetos que ele liderou e casos de sucesso.

(Veja mais sobre o mestrado aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1d8VjNYjA0I)

Espero ter ajudado você a entender melhor a cerca das possibilidades de Pós- graduação.
Abraço do Alê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário